preloader

INTRODUÇÃO

O anestesiologista é o médico especialista responsável pelo ato anestésico, que permite a realização de procedimentos cirúrgicos e outros procedimentos intervencionistas produzindo analgesia (controle da dor) de forma rápida e segura, manejo do estado neuropsicomotor (sedação, controle da agitação, ansiedade, etc) e relaxamento muscular adequado. Um aspecto importante dos cuidados anestésicos perioperatórios é a manutenção da homeostase fisiológica (por exemplo, estabilidade hemodinâmica, oxigenação, ventilação, temperatura), etc.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) é a associação civil que representa a anestesiologia enquanto especialidade médica.

ROTINA DO ESPECIALISTA

A rotina de trabalho desse especialista costuma ser bastante variável, a depender da instituição e desafios profissionais. A carga horária geralmente é flexível, variando de acordo com as escolhas do profissional, podendo se dar com rotinas eletivas, ambulatoriais ou até mesmo em plantões hospitalares (diurnos, noturnos, de meio de semana e final de semana).

Já quanto às habilidades, o anestesiologista precisa dominar anatomia, biofísica, farmacologia e fisiologia, além de possuir uma boa coordenação, calma – tanto para lidar com o procedimento, quanto para lidar com a equipe e com o paciente e familiares – e um bom raciocínio clínico. Além disso, ele pode atuar em diversas áreas, desde o centro cirúrgico, clínicas ambulatoriais, clínicas de imagem, clínicas odontológicas e até mesmo em estúdios de tatuagem.

 

RESIDÊNCIA MÉDICA E MERCADO DE TRABALHO

Para obter o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Anestesiologia, o médico precisa passar por um exigente programa de residência médica de entrada direta em Anestesiologia devidamente registrado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou possuir o título de especialista em Anestesiologia.

O mercado de trabalho para o anestesiologista costuma ser amplo, podendo este trabalhar como funcionário público ou ainda na rede pública, com vínculo autônomo ou como contratado. O campo de ação pode compreender sedação para procedimentos estéticos, procedimentos terapêuticos, sedação para realização de exames diagnósticos etc. Como a demanda por este profissional é extensa, o mercado de trabalho costuma ser consideravelmente bom e de relativa fácil inserção, apesar de o trabalho se dar por meio de grupos fechados que prestam serviços para as instituições de saúde.

Compartilhar

Curtir isso:

Curtir Carregando...