preloader

Cirurgia Pediátrica

Especialidade Médica

A Cirurgia Pediátrica é uma especialidade médica que se ocupa do campo cirúrgico no universo da pediatria. Cirurgiões pediátricos têm crianças de todas as idades, incluindo bebês e adolescentes como seus pacientes e também podem realizar aconselhamento fetal, além de poder atender adultos que apresentam problemas decorrentes de doenças congênitas. São estes profissionais os responsáveis pelo tratamento clínico-cirúrgico de seus pacientes.

Por mais variado que seja, existem os casos comuns da especialidade, entre eles, fimose, hérnia inguinal, hérnia umbilical, freio lingual curto, hipospádia e  testículos não descidos por causas diversas. Sendo assim, atua em vários sistemas orgânicos, como digestivo, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético. Atendem queixas do pré-natal, neonatal, geral, urológica, trauma, oncológica e, com advento da tecnologia, realizam cirurgia pediátrica videolaparoscópica e cirurgia pediátrica robótica.

A história da cirurgia pediátrica está alinhada com o início da pediatria no século 16, com publicações do médico cirurgião suíço Félix Wutz. Em 1802, foi disseminada a ideia de que as crianças deveriam ter um atendimento diferenciado, separados dos adultos, o que refletiu na construção de hospitais pediátricos pelo mundo. Assim, começou um esboço da cirurgia pediátrica como especialidade.

Em 1920, surge, nos Estados Unidos, a era moderna da cirurgia pediátrica com os médicos William Ladd e Robert Gross, do Children’s Hospital de Boston. Ladd e Gross e outros médicos ingleses e franceses desenvolveram trabalhos importantes que impulsionaram publicações sobre cirurgias em crianças, utilizando na escrita expressões e fundamentos científicos para explicar a causa das mortes infantis da época e explicitar as diferenças entre o tratamento de um adulto e uma criança.

No Brasil, os primeiros procedimentos cirúrgicos pediátricos tiveram início em 1902, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e foram realizados por ortopedistas do hospital. Procedimentos realizados por especialistas da área só passaram a acontecer no final da década de 1940, devido a atuação do médico Virgílio Alves de Carvalho Pinto no Hospital Matarazzo, em parceria com os médicos Roberto de Vilhena Moraes, José Pinus, Plínio Campos Nogueira e, posteriormente, José Reis Gonçalves Salvador.

O médico Carvalho Pinto recebeu o mérito pelo pioneirismo, mesmo não sendo o primeiro a operar crianças. Foi assim reconhecido devido sua contribuição para solidificação da especialidade e por ter sido fundador e primeiro presidente da  Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe), em 1964.

Em 1965, foi criado o primeiro programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica em São Paulo pelos médicos Plínio Nogueira e Manoel Reis Salvador, no Hospital Infantil Darcy Vargas, contando com orientação do professor Virgílio. Em 1973, foi criada a  World Federation of Association of Pediatric Surgeons (Wofaps), que promoveu o maior congresso da especialidade até então, com 1.285 participantes de 43 países.

 

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA. A CIPE. Disponível em: https://cipe.org.br/novo/a-cipe. Acesso em: 17 maio 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA. A cirurgia pediátrica. Disponível em: https://cipe.org.br/novo/a-cirurgia-pediatrica/. Acesso em: 17 maio 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA PEDIÁTRICA. Casos comuns. Disponível em:https://cipe.org.br/novo/casos-comuns/. Acesso em: 17 maio 2023.

CREMESP- Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Especialidade: Séries de matérias especiais sobre especialidades médicas – Cirurgia Pediátrica. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=1223. Acesso em: 17 maio 2023.