preloader

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Especialidade Médica

A especialidade médica de cirurgia do aparelho digestivo é dedicada ao tratamento cirúrgico de doenças que afetam o trato gastrointestinal, que inclui órgãos como o esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas e vesícula biliar. Entre as doenças mais comuns que afetam os órgãos do aparelho digestivo estão o câncer, inflamações, obstruções, úlceras, hérnias, perfurações e outras. Esses procedimentos podem ser realizados por via aberta (com incisões) ou por meio de técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia.

Até o início do século XIX, a sociedade considerava as cavidades torácica e abdominal verdadeiros santuários que não deveriam ser abertos ou explorados, até que, com o passar do tempo, os mitos foram sendo abandonados e foi se tornando possível o estudo médico e anatômico em cadáveres. Já no século XX, a medicina passou por grande evolução teórica e prática no mundo todo, que levou à separação das áreas da medicina em especialidades médicas.

No Brasil, a especialidade Cirurgia do Aparelho Digestivo nasceu com o estabelecimento de grupos e setores no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a partir de 1952. O responsável pela sistematização foi o Professor Alípio Corrêa Netto, que tinha como objetivo com tais divisões fazer com que os profissionais conhecessem melhor os meios diagnósticos das afecções e a prática de operações padronizadas.

Em 1969, com a reforma universitária, foi criado o sistema departamental em que os grupos especializados passaram a constituir as disciplinas e o conjunto das disciplinas afins passou a formar os departamentos. A instalação da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo foi a oportunidade para a criação da residência especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, em 1981.

Em 1986, o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva foi fundado como pioneiro nas Américas. Devido a intensa procura por cirurgiões interessados e impacto social do trabalho profissional do CBCD (Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva), o Conselho Federal de Medicina passou a reconhecer a especialidade de Cirurgia do Aparelho Digestivo em 1994.

 

Referências:

CAMPOS MORAES AMATO, A. Breve História da Cirurgia. V. 1. São Paulo: Amato, 2020.

HABR-GAMA A. et al. Histórico do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP. Rev Med (São Paulo); n. 81, p. 14-18, nov., 2002.

PINOTTI, H. W. Título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo. ABCD Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 71, jun., 2009.