preloader

Endoscopia

Especialidade Médica

O médico especialista em Endoscopia é o profissional que recebeu formação para realizar procedimentos endoscópicos, com a finalidade de diagnóstico e tratamento de doenças em sua área de atuação. Eles atendem pacientes de diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos, e exercem suas atividades profissionais em ambientes ambulatoriais ou hospitalares, em diferentes níveis de complexidade no cuidado à saúde.

Essa especialidade médica tem origem associada à necessidade de visualizar as cavidades internas do corpo humano e à criação do endoscópio. Hipócrates já havia idealizado a visualização dessas cavidades, e os instrumentos endoscópicos foram encontrados antes mesmo do Império Romano. Os avanços nos conhecimentos em áreas da medicina, como anatomia, fisiologia, tratamentos clínicos e cirúrgicos, foram de extrema importância para a consolidação da especialidade, assim como os avanços científicos e tecnológicos de outras áreas, como ótica, mecânica, fotografia e vídeo.

O século XIX é marcado pela era moderna da endoscopia, e a primeira gastroscopia foi realizada em 1868 por Kussmaul. A prática foi modernizada com a adição da eletricidade para iluminar as cavidades, e em 1888 Nitze e sua equipe adicionaram uma lâmpada ao endoscópio, obtendo sucesso. Em 1932, Schindler desenvolveu o endoscópio semi-flexível, e na década de 50 houve uma revolução na proposta de transmitir a imagem coletada nas cavidades. Somente em 1983 foi possível reproduzir em tempo real a imagem em um monitor.

A história da endoscopia no Brasil está situada na década de 30, quando o médico Jorge Araújo Pereira discorreu em sua tese de doutorado sobre as dificuldades encontradas na realização da endoscopia quando ainda eram utilizados modelos rígidos ou semi-flexíveis. As gastrocâmaras chegaram ao Brasil em 1967, e pouco tempo depois, na década de 70, já estava estabelecida a importância da endoscopia como método utilizado no diagnóstico.

Nessa mesma época, verificou-se que, ao utilizar a endoscopia para diagnóstico, frequentemente surgia a necessidade de alterar o tratamento devido a equívocos que ocorriam no diagnóstico sem o exame. Com a modernização e consolidação da importância da endoscopia, na mesma década, ela passou a ter um caráter terapêutico em alguns casos.

Em 1975, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) foi fundada em Curitiba (PR) por médicos que reconheciam a importância e a complexidade dessa especialidade na medicina.

 

Referências:

AVERBACH,M. Tratado ilustrado de endoscopia digestiva. Thieme Revinter Publicações LTDA, 2018.

BRASIL. Comissão Nacional de Residência Médica. Resolução CNRM nº 46, de 2 de setembro de 2021. Dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Endoscopia no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 de setembro de 2021, seção 1, p.42.

NUNES, D. X. D. A história do endoscópio. 2018. 28 p. Dissertação (Trabalho final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina) – Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.

SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Quem Somos. Disponível em: https://www.sobed.org.br/geral/a-sobed/quem-somos/. Acesso em: 05 jun. 2023.