A Medicina Física e Reabilitação é uma especialidade médica que tem como principal objeto de estudo a fisiologia e patologia do movimento, ou seja, o ato motor e todas as suas implicações. Atua com o objetivo de prevenir, diagnosticar e/ou tratar de maneira não cirúrgica condições decorrentes de deficiências físicas, como distúrbios musculoesqueléticos, casos de dor crônica e aguda.
Essa especialidade tem como principal meta reabilitar o paciente, aumentando sua funcionalidade, o que impacta positivamente em suas condições físicas, sociais, emocionais e ocupacionais. O médico fisiatra prioriza a qualidade de vida dos indivíduos que necessitam de reabilitação.
Entre as queixas comumente atendidas por esses profissionais, podemos citar casos de amputação, desordens neuromusculares, distúrbios do assoalho pélvico, doença de Parkinson, dor cervical, dor ciática, dor nas costas, dor neuropática no pescoço ou nas costas, esclerose múltipla, fibromialgia, hérnia de disco, lesões cerebrais, lesões decorrentes das atividades de trabalho, lesões esportivas, lesões na medula espinhal, osteoartrite, reabilitação de pacientes com câncer, Síndrome de Guillain-Barré e Síndrome do túnel do carpo.
Dessa forma, essa especialidade lida com doenças de diversas origens, que podem ser causadas por condições psíquicas, traumáticas, enfermidades agudas, doenças degenerativas e alterações genéticas. Os médicos dessa especialidade recebem preparo para lidar com uma variedade de diagnósticos que exigem reabilitação física, possuindo conhecimentos provenientes de outras áreas, como ortopedia e traumatologia, reumatologia, medicina do esporte, neurologia, pediatria, geriatria e outras.
A história dessa especialidade tem início na década de 1920, de acordo com registros e retrospectivas históricas realizadas nos Estados Unidos, mas foi na década de 1930 que começou a ter um grupo de profissionais representativos. A guerra impulsionou a especialidade, demandando um maior número de médicos fisiatras.
Em cada país, o fortalecimento dessa especialidade pode estar associado a fatos específicos. No Brasil, a medicina física e reabilitação foi impulsionada principalmente no momento em que a poliomielite se tornou mais prevalente. A Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação foi fundada em 1954.
Referências:
ABMFR – Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Disponível em:https://www.abmfr.com.br/. Acesso em 21 jun. 2023.
BATTISTELLA, L. R. Competência em medicina física e reabilitação. Acta Fisiátrica, v. 1, n. 1, p. 3-6, 1994.