preloader

Pediatria

Especialidade Médica

O termo ‘’pediatria’’, criado no ano de 1880, é originado pela junção das palavras ‘’paidos’’ (criança) e ‘’iatreia’’ (processo de cura) e representa a especialidade médica voltada para o cuidado da saúde das crianças, desde o seu nascimento até o fim da adolescência. Os médicos pediatras surgiram para reduzir a alta taxa de mortalidade infantil do passado e, nesse contexto, essa especialidade é destinada a uma faixa etária específica, abrangendo não apenas uma determinada classe de doenças ou algum sistema específico do corpo, como outras especialidades.

Os pediatras são profissionais responsáveis pela saúde infantil, oferecendo cuidados abrangentes. Isso inclui desde a avaliação do crescimento e desenvolvimento físico até o acompanhamento do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. São também responsáveis por realizar exames de rotina, orientar a vacinação, tratar doenças comuns da infância, gerenciar problemas de saúde crônicos e fornecer aconselhamento aos pais sobre nutrição adequada, higiene, sexualidade, prevenção de acidentes, entre outros aspectos relacionados à saúde infantil. Assim, os pediatras são os médicos especializados e capacitados para lidar com o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas que afetam essa faixa etária, desempenhando um papel importante na assistência ao público infantil, respeitando suas particularidades e características.

Os primeiros registros de cuidados médicos infantis podem ser encontrados no Egito Antigo e na Grécia. No entanto, a pediatria moderna começou a se desenvolver somente no século XVIII, durante o período do Iluminismo através de médicos como Jean Jacques Rousseau e Jean Itard que contribuíram para o entendimento da infância como uma fase de desenvolvimento diferenciado e com necessidades específicas, no qual a criança passou a ter um status dentro da sociedade e os aspectos de cuidado para além da saúde infantil foram destacados. O termo ‘puericultura’ teve sua origem por meio das publicações do médico francês Alfred Caron a partir do ano de 1860, ele foi capaz de descrever um cuidado integral de crianças sadias. A partir disso, o interesse pela saúde infantil foi crescente e impulsionou a constituição da especialidade pelo mundo.

No Brasil, a história da pediatria também possui marcos importantes. O ensino e a prática da pediatria começaram a ser formalizados no final do século XIX e início do século XX. Carlos Artur Moncorvo é considerado o ‘pai’ da especialidade, ele foi responsável por implementar e ministrar aulas no primeiro curso oficial de pediatria na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Além disso, Moncorvo propôs a criação de uma matéria específica sobre a saúde infantil nas faculdades de medicina e formou a primeira geração de pediatras do Rio de Janeiro.

Com o desenvolvimento da pediatria no país e a institucionalização de um ambiente característico para o atendimento às crianças, o médico Fernandes Figueira, egresso do curso de Moncorvo, foi o idealizador da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no ano de 1910. Esse foi um marco histórico para a fortificação da especialidade, instituição que nasceu para se dedicar às patologias infantis, tendo um papel fundamental na consolidação e divulgação da especialidade no país. Desde então, a SBP tem evoluído com a compreensão das necessidades e peculiaridades da saúde infantil.

Na contemporaneidade, a pediatria continua sendo uma especialidade de extrema importância para a sociedade. Os pediatras estão dedicados a cuidar da saúde das crianças em todas as suas fases de crescimento, indo além do diagnóstico e tratamento de doenças. Eles abrangem a promoção de hábitos saudáveis, a prevenção de doenças e o suporte ao desenvolvimento integral das crianças e de seus familiares.

BIBLIOGRAFIA:
CUTOLO, L. R. A. A localização da Pediatria e a Saúde da Criança em seu contexto histórico e epistemológico. Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 35, n. 3, p. 87-93, 2006.
MOREIRA, V. C. Ações pioneiras do ensino de pediatria no Brasil: Carlos Artur Moncorvo de Figueiredo (Moncorvo pai) e a Policlínica Geral do Rio de Janeiro, 1882-1901. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 27, n. 2, p. 467-484, 2020.
SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. A SBP. Disponível em: https://www.sbp.com.br/a-sbp/a-sociedade/. Acesso em 06 jul 2023.
SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. Pediatras: guardiões da saúde das crianças. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/importancia-do-pediatra. Acesso em 06 jul 2023.
TONELLI, E. Primórdios da pediatria brasileira. Rev Med Minas Gerais, v. 22, n. 1, p. 1-128, 2012.