A Acupuntura é uma das 55 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, sendo esta reconhecida desde 1995. Sua prática iniciou-se na China há mais de 2.000 anos e com o passar do desenvolvimento da medicina ocidental, devido sua origem, é conhecida como parte do complexo terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa.
A história da acupuntura no Brasil começou em 1810 com a chegada no Rio de Janeiro dos primeiros imigrantes chineses. Em 1908 os imigrantes japoneses passaram a utilizar a acupuntura japonesa apenas dentro de sua colônia. Em 1958, Friedrich Spaeth, fisioterapeuta, começou a ensinar sobre acupuntura no Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo que em 1972 foi fundada a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).
O uso da acupuntura no Brasil foi vista pela comunidade médica com repúdio inicialmente e por isso sua prática foi introduzida e desenvolvida primeiramente por profissionais de outras áreas. Mais tardiamente foi aceita pela classe médica e passou a ser aplicada pelos médicos.
O médico acupunturista oferece atendimentos onde o método terapêutico usa como ferramenta principal agulhas de metal descartáveis posicionadas em pontos específicos do corpo. É um tratamento não medicamentoso aplicável a uma grande variedade de queixas, como dores crônicas, distúrbios musculoesqueléticos, problemas relacionados com sono, ansiedade, estresse, etc.
Os resultados positivos alcançados através do tratamento com acupuntura são explicados à luz da ciência atual tendo como base a fisiologia humana sendo que inserir a agulha de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e em tecidos subjacentes, o que gera uma mensagem que segue por fibras nervosas periféricas até o sistema nervoso central. A partir daí, acontece a liberação de neurotransmissores, desencadeando efeitos importantes, como o efeito analgésico, anti-inflamatório, relaxamento muscular, além de ação moduladora sobre as emoções, sistema endócrino, imunológico e outras funções orgânicas.
Quanto à aplicação da acupuntura, há divergência de opiniões, pois o exercício e formação tem se estendido para profissionais da área da saúde em geral, enquanto algumas instituições afirmam que a acupuntura tem natureza multiprofissional, mas deveria ser aplicada apenas por médicos, médicos veterinários e cirurgiões dentistas, cada um em sua área legal de competência e atuação profissional.
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ACUPUNTURA. História da acupuntura. Disponível em: https://abapuntura.com.br/historia-da-acupuntura/. Acesso em: 23 maio 2023.
COLÉGIO MÉDICO BRASILEIRO DE ACUPUNTURA. Acupuntura: o que você precisa saber. Disponível em: https://cmba.org.br/acupuntura-o-que-voce-precisa-saber/. Acesso em: 23 maio 2023.
PEREIRA ROCHA, S. et al. A trajetória da introdução e regulamentação da acupuntura no Brasil: memórias de desafios e lutas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 155-164, 2015.