preloader

Coloproctologia

Especialidade Médica

A coloproctologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças do cólon, do reto e do ânus. O coloproctologista recebe, em sua formação, preparo para atuar na clínica e também para realizar intervenções cirúrgicas, além de realizar procedimentos de diagnóstico como, por exemplo, a colonoscopia, a manometria anorretal e a ultrassonografia endorretal.

Na Antiguidade, Hipócrates já havia feito registros a respeito das hemorróidas e seus possíveis tratamentos. As doenças que são hoje compreendidas pela coloproctologia estão presentes na história do homem há muito tempo. O primeiro livro de proctologia foi escrito em 1376 por John Aderne. O autor discorre em seu livro sobre as características clínicas das fístulas e seus tratamentos, além de citar o câncer de reto, caracterizando-o como doença incurável.

Em pesquisas históricas realizadas por Rodolfo Marx, afirmou-se que, em 1815, Napoleão perdeu a batalha de Waterloo devido aos efeitos colaterais dos medicamentos administrados para reduzir a dor decorrente de uma crise hemorroidária que o afligia naquele período.

A Inglaterra e os EUA realizaram feitos importantes para a construção dos pilares que originaram o progresso da coloproctologia enquanto especialidade médica. O Brasil, assim como a Argentina, possui destaque por contribuir de maneira relevante com seu pioneirismo, impulsionado pelos casos de adoecimento devido à retite estenosante (doença de Nicolas-Favre) e à doença de Chagas que acometeram indivíduos da população brasileira na época. Por consequência do adoecimento, os pacientes careciam de tratamento medicamentoso específico ou intervenção cirúrgica. A busca por oferecer tratamento adequado levou às inovações em técnicas cirúrgicas.

Entre os proctologistas brasileiros, Pitanga Santos (1892-1984) se destacou por ter sido o primeiro médico brasileiro a tratar doenças anorretais. Formou-se em medicina em 1913 e contribuiu grandemente para o desenvolvimento da especialidade, realizando publicações científicas, fundando o ensino de proctologia na Faculdade de Ciências Médicas (atualmente, parte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ) e criando instrumentos variados para a realização de cirurgias anais, sendo que alguns são usados até os dias atuais pelos especialistas.

Em 1934, no Rio de Janeiro, houve registro da fundação da Sociedade Brasileira de Proctologia (SBCP), que permaneceu inativa por algum tempo por razões políticas para depois ser reativada e contribuir ativamente para o exercício  da especialidade médica.

 

Referências:

LAHEY, F. H.; LAMBERT, E. H. Nomes que Fazem a História da Coloproctologia. Rev bras coloproct, v. 29, n. 4, 2009.

RIVERA, C. A. História da coloproctologia. Rev bras coloproct, v. 9, n. 1, p. 28-31, 1989.

SBCP – Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Quem Somos. Disponível em: https://sbcp.org.br/quem-somos/. Acesso em: 02 jun. 2023.

SBCP – Sociedade Brasileira de Coloproctologia. História. Disponível em: https://sbcp.org.br/historia/historia/. Acesso em: 02 jun. 2023.