A Medicina Esportiva é a especialidade médica que tem como objeto de estudo os aspectos médicos da atividade física. O médico especialista em medicina esportiva atua frente à clínica do exercício e do esporte, à ortopedia e traumatologia do exercício e do esporte, à avaliação funcional do exercício e do esporte, à reabilitação no exercício e no esporte e às áreas de suporte ao exercício e ao esporte. Atende indivíduos de todas as idades, sendo estes pertencentes à população geral ou classificados como atletas de alto desempenho.
O início da história da especialidade pode ser contado desde a antiguidade. Os chineses já recomendavam exercícios físicos para prováveis doenças metabólicas ou nutricionais, buscando melhorar a saúde do paciente há 5.000 anos. Em livros indianos de 1.500 a.C., foram registradas indicações de diferentes exercícios como terapêutica e promoção de saúde.
Herodicus, que viveu no Período Greco-Romano, é reconhecido como o primeiro médico do esporte. Durante os Jogos Olímpicos, ele acompanhava os atletas que competiam. Em 150 a.C., Galeno desempenhou um trabalho semelhante ao de um médico de equipe, cuidando da saúde de gladiadores romanos. Hipócrates também fez referências à importância do exercício para a saúde.
Os estudos sobre o funcionamento do corpo também influenciaram a história da medicina do esporte. Hackin, Avicenna e Alphonsi Borelli contribuíram com estudos e registros sobre a fisiologia humana, incluindo a do aparelho locomotor. As descobertas e estudos sobre a importância dos exercícios físicos e suas recomendações continuaram progredindo.
Posteriormente ao século XX, os Jogos Olímpicos de Inverno de Montreux foram uma das influências para a criação de organizações dedicadas à medicina do esporte, incluindo a Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). Em 1942, foi criada a Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE); em 1962, a Federação Brasileira de Medicina do Esporte foi fundada e, em 1998, passou a ser reconhecida como Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Tal instituição tem atuação sistemática visando o fortalecimento da especialidade. A Residência Médica em Medicina do Esporte é fruto deste esforço e foi criada em 2005
Referências:
HERNANDEZ, A. J. Perspectivas profissionais da Medicina do Esporte. Revista de Medicina, v. 91, n. 1, p. 9-13, 2012.