preloader

Nutrologia

Especialidade Médica

O nutrólogo é o profissional médico especializado que estuda os nutrientes dos alimentos, as funções que esses nutrientes exercem no organismo, bem como os distúrbios relacionados à falta de nutrientes, que podem originar ou exacerbar doenças. A nutrologia é um ramo da medicina que estuda e trata doenças relacionadas à nutrição e ao metabolismo, visando o bem-estar mental e físico. A formação deste profissional abrange conhecimentos em nutrição, fisiologia, bioquímica e outros aspectos clínicos, auxiliando na identificação de alterações orgânicas, na prevenção e terapêutica de patologias nutroneurometabólicas. Além disso, desempenha um papel importante na promoção, orientação e criação de bons hábitos relacionados à alimentação, prática de atividade física, qualidade do sono e redução do estresse.

O principal papel dos profissionais que atuam nessa especialidade médica é avaliar o estado nutricional do paciente, identificar deficiências ou excessos de nutrientes e propor estratégias para alcançar a homeostase corporal de maneira adequada. Nesse sentido, faz parte da prática do nutrólogo a prescrição de dietas personalizadas e suplementos nutricionais, orientações para a prática de atividades físicas, tratamento de doenças relacionadas a distúrbios da alimentação, como obesidade, diabetes, transtornos, intolerâncias e alergias alimentares. Da mesma forma, pode auxiliar pacientes com restrições de alimentos e/ou nutrientes, como, por exemplo, indivíduos pós-cirurgia metabólica ou aqueles com um padrão alimentar baseado em alimentos de origem vegetal.

A partir do século XX, os estudos sobre nutrição e metabolismo começaram a se desenvolver de forma mais intensa. No entanto, somente nas décadas de 1970 e 1980, a nutrologia começou a se consolidar como uma especialidade médica reconhecida internacionalmente. Com o avanço da pesquisa científica nessa área, a alimentação e sua importância para a saúde ganharam destaque, uma vez que muitas doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade, estão estreitamente relacionadas aos hábitos alimentares inadequados. Esse fato contribuiu para o reconhecimento da nutrologia como uma especialidade médica.

No Brasil, a nutrologia começou a ganhar destaque também na década de 70, com a criação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) em 1973, pelo casal de médicos Dr. José Evangelista e Dra. Clara Sambaquy Evangelista. A fundação dessa instituição foi fundamental para difundir a compreensão científica e promover o reconhecimento da Nutrologia como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1978. Desde então, a especialidade tem ganhado cada vez mais espaço e importância no cenário médico brasileiro, impactando positivamente a vida de milhares de pacientes. É importante destacar que o Dr. José Evangelista propôs denominações equivalentes à Nutrologia, que foram aprovadas pelo CFM, sendo elas: Nutrição Médica, Nutrologia Médica e Nutrologia Funcional.

Atualmente, a especialidade continua em constante avanço, acompanhando as mudanças na compreensão da nutrição e saúde. O papel do nutrólogo é cada vez mais reconhecido na prevenção de doenças, por meio da educação alimentar e do reconhecimento dos hábitos de vida e alimentares que estejam colaborando para alterações patológicas do quadro nutricional do paciente. Além disso, a atuação do médico nutrólogo em relação à promoção de uma vida saudável, por meio de uma dieta equilibrada e um cuidado horizontal em relação às doenças crônicas, tem sido de grande importância no contexto da saúde pública.

REFERÊNCIAS:
ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia. Educação: Nutrologia. Disponível em: https://abran.org.br/nutrologia/. Acesso em 01 jul 2023
ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia. História. Disponível em: https://abran.org.br/abran/historia/. Acesso em 01 jul 2023
OLIVEIRA, J. E. D.; MARCHINI, J. S. Nutrologia: especialidade médica. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 54, n.6, p. 483-485, 2008.
RIBAS-FILHO, D.; SUEN, V, M, M. Tratado de nutrologia. 3. ed. Santana de Parnaíba – SP: Manole, 2023. 689 p.