preloader

Patologia

Especialidade Médica

A palavra patologia é derivada dos termos ‘’pathos’’ (doença, sofrimento) e ‘’logos’’ (estudo, ciência, doutrina), ela significa o estudo das doenças acompanhadas por alterações em órgãos, tecidos e células. Portanto, a patologia é um campo dedicado ao estudo das doenças e das alterações estruturais, moleculares, morfológicas e funcionais que essas patologias causam no corpo humano. O patologista é o médico especializado na ciência do diagnóstico, sendo responsável pela análise dos tecidos para exercer essa função, compreendendo sua natureza e desenvolvendo estratégias para auxiliar no tratamento adequado.

Os profissionais que trabalham com essa especialidade realizam exames microscópicos em amostras de tecido ou líquidos corporais obtidos por biópsias, cirurgias ou autópsias. Eles utilizam técnicas avançadas de análise para identificar alterações morfológicas, moleculares e celulares, sendo responsáveis por investigar as causas e os mecanismos das principais doenças. Nesse contexto, a especialidade médica patologia é de extrema importância na medicina e na ciência, visto que o diagnóstico preciso das doenças é essencial para o planejamento do tratamento e o prognóstico dos pacientes.

Os patologistas desempenham um papel importante na triagem de doenças, ajudando a identificar precocemente lesões pré-cancerosas, cânceres e outras condições clínicas graves. Seus diagnósticos precisos orientam os médicos em relação aos tratamentos adequados e ao prognóstico dos pacientes, no qual isso contribui para a melhor abordagem das doenças, a otimização de recursos e tempo, além de melhorar a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes afetados por doenças.

Durante a história da patologia, são descritas fases de evolução da especialidade de acordo com os conhecimentos da época. Na Idade Antiga e Idade Média, as doenças eram explicadas por meio da desarmonia entre os líquidos corporais. A partir do século XV e XVI, as necropsias tiveram um papel importante no estudo dos órgãos, nessa época, as pinturas eram as formas mais importantes de representação da medicina relacionada à patologia e também foram estudadas a estrutura organizacional dos tecidos e suas alterações morfológicas, de acordo com as alterações funcionais.

A partir do século XIX, a patologia moderna começou a se desenvolver com o avanço das técnicas de microscopia e o estabelecimento de bases científicas para a compreensão das doenças, o que ampliou ainda mais o progresso da especialidade. Rudolf Virchow, considerado o pai da patologia moderna, foi um dos pioneiros nesse ramo, ele foi responsável por introduzir o conceito e o raciocínio de que as doenças têm uma base celular. Com base nesse importante avanço, foi no século XX que começaram os conceitos de genética e biologia molecular, além do avanço da tecnologia, importantes descobertas para o crescimento da especialidade.

No Brasil, a especialidade começou a ganhar reconhecimento a partir da década de 1950, com a criação de instituições dedicadas ao ensino e pesquisa em patologia. Em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) foi fundada, o que contribuiu para o avanço da especialidade no país e garantiu a regulamentação e consolidação da prática da patologia no país. Desde então, a especialidade tem acompanhado os avanços tecnológicos e científicos com a incorporação de técnicas como a imuno-histoquímica, biologia molecular e patologia digital para auxiliar nos diagnósticos. A digitalização de lâminas e o uso de inteligência artificial estão transformando a prática da patologia, permitindo análises mais rápidas e precisas, e, por fim, a interdisciplinaridade e a colaboração com outras especialidades médicas também têm se fortalecido, proporcionando uma abordagem mais integrada no diagnóstico e tratamento das doenças.

REFERÊNCIAS:
FILHO, G. B.; Bogliolo Patologia. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.1592p
SBP – Sociedade Brasileira de Patologia. Quem é o patologista?. Disponível em: https://www.sbp.org.br/quem-somos/quem-e-o-patologista/. Acesso em: 04 jul 2023
SBP – Sociedade Brasileira de Patologia. Três mil anos de estudo: a história da patologia. Disponível em: https://www.sbp.org.br/tres-mil-anos-de-estudo-a-historia-da-patologia/. Acesso em: 04 jul 2023