preloader

Urologia

Especialidade Médica

Os médicos urologistas são profissionais especializados e possuem vasto conhecimento acerca das estruturas e funções do sistema urinário e reprodutivo. A urologia é a área cirúrgica da medicina que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o trato urinário em homens e mulheres, além de voltar os olhos também para o sistema reprodutor masculino. Essa especialidade abrange desde doenças renais, como infecções do trato urinário, cálculos renais, câncer de bexiga e incontinência urinária – o que a torna uma especialidade intimamente ligada à Nefrologia -, até doenças da próstata, disfunção erétil e infertilidade masculina.

A urologia é uma especialidade médica de grande importância, visto que as doenças do sistema urinário e reprodutivo, de maneira geral, apresentam um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, ela desempenha um papel de grande relevância no que se diz respeito à saúde sexual e reprodutiva masculina, ajudando casais que enfrentam dificuldades de fertilidade e fornecendo tratamento para disfunções sexuais no público masculino.

Com relação à história da urologia, há registros de tratamentos para doenças urinárias encontrados em documentos médicos egípcios, gregos e romanos, o que qualifica a especialidade como muito tradicional. Na Grécia Antiga, foi Hipócrates quem relatou experiências sobre a litotomia para o tratamento da litíase renal e outros procedimentos cirúrgicos da área, além de observar alterações semiológicas, como alteração de cor e aspecto da urina, relacionando-as com as doenças urinárias. No Império Romano, Galeno foi capaz de manter as observações já descritas anteriormente por Hipócrates e disseminou ainda mais a uroscopia, que nada mais era do que um exame observacional de cor, sabor, densidade, sedimentos e outras características da urina.

Foi no período renascentista que estudos importantes sobre a anatomia urológica e grandes descobertas começaram a ser disseminados. Foi nesse momento que as primeiras impressões da próstata começaram a ser descritas, mesmo que de forma rudimentar; que foram realizados estudos pioneiros sobre os túbulos renais e a descrição sobre a posição dos rins, verificando que o rim esquerdo se localiza um pouco acima do rim direito, o que contribuiu para avanços na área da urologia; que houve o aperfeiçoamento dos instrumentos para realização da litotomia; e, por fim, foi no Renascimento que a sonda urinária foi inventada, tendo um de seus principais criadores Van Helmont (1577-1644).

No entanto, a urologia como uma especialidade, de fato, começou a se desenvolver no século XIX, tendo como ênfase inicial o tratamento cirúrgico de doenças renais, na qual, com o decorrer do tempo, a especialidade foi ampliada para incluir todas as condições do trato urinário e sistema reprodutor masculino. No Brasil, a urologia teve seu início no século XX, sendo em 1926 fundada a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um marco para o reconhecimento da especialidade no país e que também contribuiu para que fosse realizado o primeiro transplante de rim no nosso país em 1965. Desde então, a especialidade passou por progressos significativos no país, com a criação de programas de residência médica, a realização de pesquisas científicas e a introdução de novas tecnologias e técnicas cirúrgicas, o que favoreceu a consolidação da urologia como uma especialidade médica de extrema importância.

Atualmente, a urologia continua a evoluir, acompanhando os avanços tecnológicos e científicos, assim como as mudanças e atualizações de diretrizes. Novas abordagens minimamente invasivas, como a cirurgia robótica, têm sido incorporadas, permitindo procedimentos mais precisos e menos invasivos. Além disso, também há a integração da urologia com outras especialidades médicas, como a oncologia, a ginecologia e a nefrologia, favorecendo o cuidado amplificado e o fornecimento de serviço de alta qualidade aos pacientes.

REFERÊNCIAS:
DALL’OGLIO, M et al. Manual de residência em urologia. 1ª ed, Santana de Parnaíba – SP: Manole, 2021.

OLIVEIRA, P. H. M; PINHEIRO, D. ; BEGLIOMINI, H. A história da urologia a partir do juramento de Hipócrates. Revista da Faculdade de Medicina de Teresópolis, v. 2, n. 2, p. 124-140, 2018.
SBU – Sociedade Brasileira de Urologia. Apresentação. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/publico/a-sbu/apresentacao/. Acesso em 20 jun 2023